Encaradas pelas minorias como um refúgio            para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas"            - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo            a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição            de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas            a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez            diferentes congregações de igrejas "gay-friendly"            no Brasil, com mais de 40 missões e delegações            espalhadas pelo país.         

Culto de igreja LGBT no Rio de Janeiro
Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais.
O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélicos, as duas principais religiões do país, que, em 2009, respondiam por 68,43% e 20,23% da população brasileira, respectivamente, segundo um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
O crescimento das igrejas inclusivas ganhou força com o surgimento            de políticas de combate à homofobia, ao passo que o preconceito            também diminuiu, alegam especialistas. Hoje, segundo o IBGE,            há 60 mil casais homossexuais no Brasil. Para grupos militantes,            o número de gays é estimado entre 6 a 10 milhões            de pessoas.
Segundo a pesquisadora Fátima Weiss, da Universidade Federal            de Santa Catarina (UFSC), que mapeia o setor desde 2008, havia apenas            uma única igreja inclusiva com sede fixa no Brasil dez anos atrás.            "Com um discurso que prega a tolerância, essas igrejas permitem            a manifestação da fé na tradição            cristã independente da orientação sexual",            disse Weiss à BBC Brasil.
O número de frequentadores dessas igrejas - que são abertas            a fiéis de qualquer orientação sexual - acompanhou            também a emancipação das congregações.            Se, há dez anos, os fiéis totalizavam menos de 500 pessoas;            hoje, já são quase 10 mil - número que, segundo            os fundadores dessas igrejas, deve dobrar nos próximos cinco            anos.
Resistência
As igrejas inclusivas ainda enfrentam forte resistência das comunidades católicas e evangélicas. Embora a maior parte delas siga a tradição cristã - pregando, inclusive, o celibato antes do casamento e a monogamia após o matrimônio - ainda não são reconhecidas oficialmente por nenhum desses dois grupos.
Resistência
As igrejas inclusivas ainda enfrentam forte resistência das comunidades católicas e evangélicas. Embora a maior parte delas siga a tradição cristã - pregando, inclusive, o celibato antes do casamento e a monogamia após o matrimônio - ainda não são reconhecidas oficialmente por nenhum desses dois grupos.
Não raro, em igrejas tradicionais, os homossexuais são            obrigados a esconder sua opção sexual. Descobertos, acabam            sendo expulsos - ou, eventualmente, submetidos a tratamentos de "conversão"            para se tornarem heterossexuais.
"Segundo a Bíblia, homossexualidade é pecado. Na            igreja evangélica, gay só entra caso queira se converter            e, para isso, tem de se tornar heterossexual. É uma regra de            Deus", disse à BBC Brasil Silas Malafaia, fundador de uma            das principais igrejas evangélicas do Brasil, a Assembleia de            Deus - Vitória em Cristo. "Tenho vários casos de            ex-gays na minha igreja. Trata-se de um desvio de comportamento; afinal,            gays têm a mesma ordem cromossômica que nós, heterossexuais.            Depende deles, portanto, mudar sua opção sexual para serem            aceitos na nossa comunidade", acrescenta.
A pernambucana Lanna Holder, de 37 anos, acreditava poder "curar"            a atração que sentia por mulheres que, segundo ela, vinha            "desde a infância". Usuária de drogas e alcoólatra,            Lanna converteu-se a uma igreja evangélica aos 21 anos, passando            a fazer pregações no interior do Brasil. "Enquanto            todas as meninas brincavam de boneca, eu soltava pipa e jogava futebol",            lembra ela à BBC Brasil.
Lanna tornou-se uma das principais pregadoras da igreja Assembleia            de Deus, a mais importante do ramo pentecostal no Brasil. Casou-se aos            24 anos e, dois anos depois, teve um filho. Mas durante uma viagem aos            Estados Unidos em 2002, conheceu outra pregadora, Rosania Rocha, brasileira            que cantava no coral de uma filial da igreja em Boston. Um ano depois,            elas tiveram um caso amoroso às escondidas e acabaram expulsas            da comunidade. 
De volta ao Brasil em 2007, Lanna teve a ideia de criar uma igreja            voltada predominantemente para homossexuais que, como ela, não            ganharam acolhida em outra vertente religiosa. Ela montou a "Comunidade            Cidade Refúgio", no centro de São Paulo.
De reuniões pequenas, com apenas 15 pessoas, a igreja possui            hoje 300 fiéis e planeja abrir uma filial em Londrina, no Paraná,            até o fim deste ano.
Origem
O embrião das igrejas inclusivas começou a surgir no Brasil na década de 90, em pequenas reuniões feitas normalmente sob sigilo. Nos Estados Unidos, entretanto, elas já existem há pelo menos quatro décadas, praticando o que chamam de "teologia inclusiva", com um discurso aberto à diversidade.
Um das pioneiras foi a Igreja da Comunidade Metropolitana (ou Metropolitan            Church), a primeira a ter sede própria no Brasil, em 2002.Vivíamos escondidas até encontrar            igreja que nos aceitasse', diz casal gay O embrião das igrejas inclusivas começou a surgir no Brasil na década de 90, em pequenas reuniões feitas normalmente sob sigilo. Nos Estados Unidos, entretanto, elas já existem há pelo menos quatro décadas, praticando o que chamam de "teologia inclusiva", com um discurso aberto à diversidade.
 
            Susane (sentada) e Noemi são casadas
e ministram curso para deficientes auditivos
em uma igreja LGBT em SP
Há seis anos, a piauiense Susane Borges, de 43 anos, participava da parada gay de São Paulo quando foi abordada por um fiel da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), de quem partiu um convite para visitar a sede da congregação, voltada para o público homossexual, no centro de São Paulo.
Criada na Igreja Católica, Susane temia participar de cultos            tradicionais. Desde 2005 vivendo com a companheira, Noemi Miranda, de            51 anos, ela já não aguentava mais ser vítima de            preconceito.
Há pouco mais de três anos, as duas foram obrigadas a            mudar de endereço quando os vizinhos descobriram que elas mantinham            um relacionamento amoroso. Susane, que era esteticista e mantinha sua            clínica em casa, acabou perdendo todos os clientes.
Hoje, as duas frequentam a ICM aos sábados e aos domingos. Na            congregação, Susane cuida do ministério dos surdos,            ajudando pessoas que, como sua companheira, sofrem de deficiência            auditiva.
"Aqui, me sinto em casa. Não sou vítima de preconceito e ainda posso fazer novas amizades com outros casais homossexuais", conta ela à BBC Brasil.
Namoro
Natural de Teresina, Susane vive em São Paulo desde os 26 anos. Acreditava que, na cidade, se sentiria "mais livre" para ter relacionamentos homossexuais.
Natural de Teresina, Susane vive em São Paulo desde os 26 anos. Acreditava que, na cidade, se sentiria "mais livre" para ter relacionamentos homossexuais.
Em 2005, conheceu Noemi em uma sala de bate-papo na internet voltada            para gays. Pouco tempo depois, marcaram um encontro e estão juntas            até hoje. Mas o começo do relacionamento foi "difícil".            Ex-evangélica, Noemi, que havia sido casada com um homem por            dois anos, já tinha um casal de filhos, Renato e Clarice, que,            segundo ela, se espantaram quando souberam da orientação            sexual da mãe.
Divorciada, Noemi levou as crianças para morar junto com Susane.
"No início, eles não entendiam muito bem, mas, pouco a pouco, perceberam que eu era mais feliz assim", afirma.
Hoje, Susane e Noemi vivem com o filho Renato, que está noivo.            A filha, Clarice, que engravidou na adolescência, saiu de casa            há duas semanas para morar com um novo companheiro.
"Costumo brincar que meu neto tem duas avós maravilhosas", completa Susane.
Fonte: BBC BRASIL
Após tentar 'curar' homossexualidade, ex-evangélico cria igreja GLS
 
                       Fundador de uma igreja LGBT, Marcos Gladstone (à dir.) beija seu parceiro, Fábio Inácio
Convertido aos 14 anos a uma igreja evangélica, o carioca Marcos Gladstone, de 36 anos, hoje gay assumido, sempre acreditou que seria "recuperado" da atração que sentia por homens. Durante quatro anos, ficou noivo de uma mulher, mas pouco antes de se casar, decidiu revelar à família dela sobre sua orientação sexual.
"Não sentia amor pela minha noiva; apenas amizade. Quando disse à família dela que era gay, a fofoca se espalhou rapidamente. Ela chegou a ficar três dias sem comer", recorda.
Vítima de preconceito, Gladstone resolveu fundar em 2006, junto            com seu parceiro, Fábio Inácio, de 31 anos, a "Igreja            Cristã Contemporânea", pregando "um discurso            de tolerância" e voltada predominantemente para o público            gay.
No início, contavam apenas com cinco membros. Hoje, a igreja            já tem 1,2 mil fiéis e seis filiais espalhadas pelo Brasil,            além da sede no Rio de Janeiro.
Festas temáticas
Uma das formas encontradas pelas igrejas inclusivas para atrair novos fiéis e integrá-los aos membros antigos é promover festas temáticas. Na igreja 'Comunidade Cidade de Refúgio', fundada por Lanna Holder - ex-missionária da igreja evangélica Assembleia de Deus que acabou expulsa por ser lésbica - são comuns as baladas gospel, realizadas uma vez por mês.
Na festa, chamada de "EletroGospel", bebidas alcoólicas            não são permitidas. 
"O objetivo é que todos se divirtam com moderação. Somos cristãos e, portanto, contra qualquer promiscuidade", afirmou Lanna.
Já na 'Igreja Cristã Contemporânea', os fiéis            são convidados a participar de retiros espirituais, que ocorrem            durante o Carnaval.
Segundo Gladstone, a igreja recebe centenas de e-mails por dia de gays            que têm medo de "sair do armário".
"Nosso trabalho é de aconselhamento. É muito importante que um jovem homossexual não se sinta sozinho mesmo quando a família não aceita sua orientação sexual."
 
 0 Comentários
0 Comentários
 
